Você sabe quais são os produtos Apple mais vendidos?
24 de março de 2022Melhores jogos de Xbox do último ano
1 de abril de 2022Listamos uma série de ferramentas gratuitas essenciais para todo o estudante de graduação, mestrado, doutorado ou até mesmo para o ensino médio.
São serviços e aplicativos que variam desde criação de apresentações, figuras, esquemas para um trabalho ou até mesmo de artigo científico. De alguma maneira essa lista vai conseguir te ajudar muito em seus estudos. Boa sorte!
Compre diversos modelos de smartphones diretamente na Amazon clicando aqui e contribue automaticamente para manutenção de nosso site.
Apresentações e design em geral:
Canva (http://canva.com) – plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais – é possível conseguir assinatura premium sendo estudante matriculado.
Genially (http://genially.com) – é um recurso que permite criar mais que imagens estáticas, possibilita criar conteúdos interativos, podendo ser compartilhados em redes sociais.
Slides Go (http://slidesgo.com) – apresentar conceitos, processos, etapas e similares de um jeito bem simples.
Loom ( http://loom.com) – você faz vídeos da sua própria tela e voz para gravar tutoriais e apresentações.
Unsplash (http://unsplash.com) – banco de imagens gratuito.
Pixabay (http://Pixabay.com) – banco de imagens gratuitas, ótimas para apresentações.
Powtoon (http://powtoon.com) – animações gratuitas para fazer vídeos com desenhos.
Cleanup (http://cleanup.pictures) – para limpar elementos de imagens.
Google Lens (http://lens.google) – permite copiar texto que esteja em fotos e imagens.
Trello (https://trello.com) – trabalhos em grupo, uma vez que existem o painel de gerenciamento compartilhado e pode acessar pelo PC ou pelo celular.
Mentimeter (https://www.mentimeter.com/pt-BR) – crie apresentações e reuniões interativas onde quer que você esteja.
PadLet (http://padlet.com) – mural colaborativo.
Kialo (http://kialo.com) – criação de debates.
Text-Compare (https://text-compare.com) – compara textos e destaca as diferenças. Útil para identificar as edições entre diferentes versões de um mesmo autor ou entre diversos colaboradores.
Gráficos:
RawGraphs (http://rawgraphs.com).
Venngage – (http://venngage.com) – ferramenta online que permite a criação de diversos elementos visuais, como infográficos, relatórios, apresentações e mapas.
Mapas:
MapChart (http://mapchart.net).
MapBox (https://studio.mapbox.com).
Esquemas simples:
Google Docs Drawings (http://docs.google.com/drawings).
Apresentações e design em geral:
– Mais complexas:
Biorender (http://Biorender.com).
– Fluxogramas:
LucidChart (http://lucidchart.com).
– Figuras:
Aplicativos: Adobe ilustrador e ProCreate
Está precisando comprar um notebook para estudar? cliquei aqui e confira as promoções diretamente na Amazon do Brasil!
Para avaliar plágios de artigos científicos, TCC, etc.:
Turnitin (http://turnitin.com) – textos em inglês.
CopySider (http://copysider.com.br) – textos em português.
Grammarly (http://grammarly.com) – identifica e corrige erros de inglês.
Connected Papers (https://www.connectedpapers.com) – mostra uma rede de artigos a partir de onde um artigo foi citado, utilizando o DOI.
Scirev: (http://scirev.org) – site que diz o tempo médio que cada revista leva para publicar artigos.
The SCImago Journal & Country Rank (https://www.scimagojr.com/journalrank.php) – lista de revistas com fator de impacto.
Scite (http://scite.ai.com) – mostra se um artigo é bem aceito na área.
ILove Pdf ( http://Ilovepdf.com) – converte PDF para Word, PowerPoint ou Excel (e vice e versa).
Academic Phrasebank (https://www.phrasebank.manchester.ac.uk) – site dá dicas de como começar um frase de diferentes maneiras.
Write Words (http://www.writewords.org.uk/word_count.asp) – use para verificar palavras repetidas no seu texto.
TheSaurus (http://thesaurus.com) – encontre sinônimos.
Jane (http://jane.biosemantics.org) – procure a melhor revista para o seu artigo.
Smodin (http://smodin.com) – site reescreve qualquer texto usando outras palavras.
Links de sites com lista de revistas predatórias:
Predatory Journals (http://predatoryjournals.com).
Preda Qualis (https://predaqualis.netlify.app).
Inglês para artigo:
Melhor dicionário online (https://dictionary.cambridge.org).
O segundo melhor (http://langue.com).
Corretor na versão menos completa (http://grammarly.com).
Tradutor no lugar do Google (http://deepl.com).
Google Keep (http://googlekeep.com ) – após encontrar sites e artigos você pode salvar na extensão para averiguar posteriormente.
Para evitar distrações enquanto estuda:
Stay Focusd (http://stayfocusd.com).
Aplicativo Forest (https://www.forestapp.cc).
Dicas para melhorar a escrita:
* Sites para consultar gramáticas:
Migalhas (http://migalhas.com.br).
CiberDuvidas (http://ciberduvidas.iscte-iul.pt).
Mendeley (http://mendeley.com) – para gestão de referências bibliográficas para tcc, dissertações, teses e artigos.
Any Text Editor (https://anytexteditor.com/pt/remove-line-breaks) – remove quebras de linha.
Outline (http://outline.com) – remove paywall de textos jornalísticos.
Google Alerta (http://google.com.br/alerts) – para monitorar termos na web.
Google Scholar Alerts (http://scholar.google.com.br/scholar_alerts) – para monitorar artigos científicos.
Word Art (http://wordart.com) – para fazer nuvem de palavras (esse é muito legal).
Convert Case (http://convertcase.net) – para converter caracteres em caixa alta em caixa baixa, vice-versa, e outras opções.
Lapes UFSCAR (http://lapes.dc.ufscar.br/tools/start_tool) – software para revisão sistemática.
Bib Citation (https://www.bibcitation.com) – para organizar as referências, criar pastas, referência de um artigo e etc. Ele mesmo puxa a referência completa se for livros que estejam no banco de dados. Também é possível escolher a formatação por universidade (tem várias BR), ou formato Apa, etc.
More UFSC (https://more.ufsc.br) – site que cria referências. Você coloca as informações da fonte e as referências saem prontinhas, e etc.
Ginko App (https://gingkoapp.com) – ajuda demais a organizar qualquer monografia!
CopySpider (https://copyspider.com.br/main/pt-br/download) – para controlar ou verificar plágio.
Notion HQ (https://www.notion.so/pt-br organização/) – trabalho em grupo é um dos melhores e mais versáteis apps (quem é estudante tem acesso ao plano personal pro gratuito, se usar e-mail estudantil na conta).
Miro (https://miro.com/pt/) – tem como conseguir a versão premium de graça sendo estudante.
Agradecimentos ao post: Aline Adrião
Qual Kindle comprar? Veja as diferenças e descubra a melhor opção para você
Enem 2022: como e quando se inscrever