Foto: banco de imagens / divulgação

Enem 2022: como e quando se inscrever

Segundo o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Enem 2022 ocorrerá nos dias 13 e 20 de novembro.

O exame possibilita o ingresso direto a várias instituições de educação superior públicas e privadas, e também pode funcionar como um complemento de vestibulares próprios das universidades.

Se você pensa em se inscrever para o ENEM deste ano e não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós separamos alguns passos básicos de como se inscrever e se preparar para o exame! Continue a leitura!

Como se inscrever para o Enem 2022

Primeiramente, você precisa acessar o site oficial do Inep/Enem, e seguir os passos abaixo para realizar a sua inscrição:

  • Na página do participante, informe o seu CPF e sua data de nascimento;
  • Agora, preencha o formulário com todos os dados solicitados pelo sistema, como, por exemplo, seu número de identidade, endereço, e-mail entre outros;
  • Crie uma senha de acesso;
  • Escolha o idioma de sua preferência: inglês ou espanhol;
  • Informe seus dados relacionados ao ensino médio;
  • Preencha o formulário socioeconômico;
  • Finalize sua inscrição e pague o boleto da taxa de inscrição. E lembre-se: se o seu estado já aderiu ao ENEM Digital, você pode escolher entre fazer a prova digital ou impressa (presencial), no ato da inscrição.
Seja prime na amazon!
Pegue o teste grátis de 30 dias da Amazon Prime clicando aqui ou em nosso banner e ajude nosso site ficar no ar!

Isenção de taxa: como solicitar

Os participantes do exame pagam o valor de R$ 100,00 na de taxa de inscrição. Este preço é referente aos custos de produção, impressão e local da prova. Todavia, o valor é reajustado todos os anos pelo Governo. A taxa de inscrição deve ser paga dentro do prazo (para quem for pagar), caso contrário a inscrição não será validada.

Agora, para pedir a isenção de taxa, primeiramente confira o calendário oficial do Enem 2022 com o cronograma da prova, além de saber o período da isenção de taxa, é possível ver resultados de exames passados, editais e muito mais.

Confira se você se encaixa nas regras de isenção:

  • Estar cursando o último ano do ensino médio em escola pública ou ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas, ou então ser, ou ter sido aluno como bolsista integral em ensinos privados;
  • Se auto declarar viver em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O que cai no exame:

Na prova do Enem, são testados conhecimentos de:

  • Linguagens
  • Ciências humanas e suas tecnologias
  • Ciências da natureza
  • Códigos e suas tecnologias
  • Matemática
  • Questões no idioma escolhido (inglês ou espanhol)
  • Redação dissertativa-argumentativa.

No total são 180 questões, mais a redação. O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro. Todavia, independente do exame ser presencial (impresso), ou digital, este é o cronograma previsto:

  • Dia 13: neste primeiro domingo, serão aplicadas 45 questões de conhecimentos objetivos em linguagens, ciências humanas, e a redação.
  • Dia 20: no segundo domingo serão aplicadas as provas de conhecimentos em ciências da natureza e suas tecnologias, bem como matemática e suas tecnologias.

Está precisando de um notebook para estudar? cliquei aqui e confira as promoções diretamente na Amazon do Brasil!

Como me preparar para o Enem 2022

Monte um cronograma de estudos meses antes da aplicação da prova, pois, o número e níveis das questões testadas são bem elevados. E uma dica: foque nas matérias que você mais tem dificuldade, entretanto, não deixe de se dedicar aos conhecimentos que você tem facilidade.

Outra dica é criar o hábito de ler, pois, é através da leitura que melhoramos a capacidade de interpretar textos, o que é essencial para tirar uma boa nota no Enem, ou seja, entender as questões aplicadas para poder responder corretamente.

Além disso, você pode acessar as provas de edições passadas no site do Inep, dessa forma, é possível treinar e ter noção de como são as questões aplicadas. Outro ponto importante é a redação, que possui um grande peso de nota para o Enem. Portanto, pratique redação e pesquise sobre possíveis temas que podem cair no dia da prova.

E juntamente com o cronograma de estudos, também realize simulados online gratuitos e das provas. Você encontra simulados, por exemplo, no Blog do Enem, Ensino Médio Digital FGV e Brasil Escola. Por último, e não menos importante, descanse! É muito importante descansar a cabeça durante a rotina de estudos, principalmente às vésperas da prova. 

Portanto, além de tirar algumas horas para relaxar, alimente-se bem e durma bem antes do dia do exame, tudo isso pode garantir uma melhor nota.


Qual Kindle comprar? Veja as diferenças e descubra a melhor opção para você

Resenha: 21 lições para o século 21

Cupons de descontos iFood, Rappi e de diversos aplicativos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui