21 lições para o século 21
A saída é sempre para dentro. Pode parecer um tanto estranho elucidar o que é este livro, através desta frase. Mas, creio que de fato esta frase sucinta, em minha visão, resume a grande lição do livro.
Yuval Harari é um professor israelense de História na Universidade Hebraica de Jerusalém e PHD em História pela Oxford University, autor dos best-sellers “Sapiens: Uma breve história da humanidade” e “Homo Deus”.
Neste livro, ele traz uma visão futurista acerca de possíveis efeitos da tecnologia sobre a sociedade, como serão as mudanças, como será o comportamento humano com a dominância da tecnologia.
É um livro extremamente realista, apaixonante, e a sensação que tive é que a “cada tapa”, vinha um afago.
Se tudo é embasado em narrativas, logo, as nossas percepções se modulam de acordo com os ambientes que vivemos e experiência que tivemos.
Tendo a consciência disso, entendemos que a leitura deste livro pode fazer sentido para mim e não para você.
Todavia, se eu puder, a partir da minha experiência de vida e construções de narrativas internas trazer uma dica é: LEIA ESSE LIVRO.
Para falar deste livro, vou falar sobre as sensações que ele me trouxe:
- Amparo: porque é como se respondesse a muitos pensamentos que eu tinha, porém, não conseguia traduzi-los em uma conclusão, coloca-los em palavras;
- Perplexidade: ao explicitar de como nos organizamos a partir de narrativas, tudo são narrativas.
- Angústia: como será o futuro – Big data, inteligência artificial, algoritmos. Como poderemos ser meramente modulados pela tecnologia tecnologia.
E por fim, fé. Fé de que se colocarmos em prática um dos ensinamentos mais antigos do mundo “Conhece-te a ti mesmo (Sócrates)”, nos tornarmos seres conscientes, talvez tenhamos a chance de ter a liberdade em tomarmos as decisões por nós mesmo.
Por fim, deixo aqui uma frase do livro: “O perigo é que se investirmos demais no desenvolvimento de IA e de menos no desenvolvimento da consciência humana, a simples inteligência artificial sofisticada dos computadores poderia servir apenas para dar poder à estupidez natural dos humanos”.
Você pode comprar o livro diretamente na Amazon clicando aqui (Kindle e Capa Comum).
Por Daisy Köhler
Instagram: @daisykohler
Instagram: @olhododia_monumentodosol
Veja também:
Ted Talks: Jill Bolte Taylor – A poderosa revelação
RESENHA: Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz
Qual Kindle comprar? Veja as diferenças e descubra a melhor opção para você
+ There are no comments
Add yours