RESENHA: Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz

Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz

Os quatro compromissos: O livro da Filosofia Tolteca – Um guia prático para a liberdade pessoal – Don Miguel Ruiz

Como Leonardo da Vinci costumava afirmar: “A simplicidade é o último grau da sofisticação.”

Não existe frase mais adequada para descrever o que é a essência deste livro. De fato é um livro extremamente sofisticado por ser tão simplista.

De linguagem leve e fluída, toda a complexidade fica por conta de colocar em prática os 4 compromissos que o livro propõe.

Trata-se de uma sabedoria espiritual que era propagada pelos Toltecas.

Os Toltecas foi um povo que vivia no Sul do México. Eram conhecidos como mulheres e homens dotados de grande sabedoria espiritual.

Don Miguel Ruiz, seu autor, após uma experiência quase-morte, decide voltar-se à sua ancestralidade e nos trazer a rica fonte de suas crenças.

O livro é o caminho para a liberdade pessoal, que praticando os compromissos apresentados pode nos trazer um olhar mais leve sobre a vida, uma perspectiva mais consciente sobre aquilo que nos acontece.

Os quatro compromissos são:

1 – Seja impecável com a sua palavra. Fale com integridade. Diga apenas aquilo em que acredita. Fuja de fofocas e de comentários negativos. Use o poder da sua palavra a direção da verdade e do amor.

2 – Não leve nada para o lado pessoal. Nada que os outros fazem é por sua causa. Aquilo que os outros dizem e fazem é uma projeção de suas próprias realidades, de seus próprios sonhos. Quando você tornar-se imune às opiniões e ações alheias, não será vítima de sofrimentos desnecessários.

3 – Não tire conclusões. Crie coragem para fazer perguntas e expressar o que você realmente deseja. Comunique-se com os outros o mais claramente possível para evitar mal-entendidos, tristeza e drama. Com apenas esse compromisso você pode transformar sua vida por completo.

4 – Dê sempre o melhor de si. O seu melhor irá mudar de instante para instante; ele será diferente nos momentos de saúde e nos de doença. Sob qualquer circunstância, simplesmente dê o melhor de si, e você evitará o autojulgamento, auto abuso e arrependimento.

Os quatro compromissos – Don Miguel Ruiz

Posso dizer embasada em minha própria experiência, que quando eu consigo colocar em prática estes ensinamentos, tudo muda. Muda meu humor, mudas as minhas reações, transforma meus sentimentos negativos em positivos, muda os meus pensamentos, tira os meus autojulgamentos e julgamentos, e de fato, a vida fica mais bonita, plena, leve, livre, e consequentemente, tudo ao meu redor muda, muda as pessoas, muda as situações, eleva a frequência vibracional.

Há dias em que você não conseguirá cumprir os compromissos, mas o mais importante é sempre dar o melhor de si, é cair e se levantar e tentar novamente.

Como o próprio livro diz: “Se você romper um compromisso, comece outra vez, no dia seguinte, e novamente no dia que virá depois.”

Clique aqui para comprar o livro na AMAZON BRASIL.


Por Daisy Köhler
Instagram: @daisykohler
Instagram: @olhododia_monumentodosol


Veja também:

5 livros do Stephen King que vão te deixar sem dormir!

Qual Kindle comprar? Veja as diferenças e descubra a melhor opção para você

Veja também

+ There are no comments

Add yours