Empreendedorismo digital: 5 setores promissores

Créditos a foto: ArthurHidden

Estamos vivendo uma revolução no mercado digital e muitas pessoas têm lançado seus próprios negócios na internet. Essa é uma nova forma de encontrar o caminho para empreender. Além disso, negócios digitais possibilitam opções com baixo investimento inicial e retornos mais rápidos, importantes para incentivar e acelerar o desempenho do empreendedor. Confira a seguir cinco negócios digitais promissores para você!

Cinco setores promissores para negócios digitais

1 – Negócios EAD

Para quem tem familiaridade com a área de educação, o EAD (Educação a Distância) essa é uma grande tendência de negócios que tende a crescer cada vez mais. Segundo dados da Catho Educação, houve um aumento de 70% nas matrículas para cursos a distância entre os meses de março e abril de 2020.

Além disso, dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgados na mesma matéria mostram que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD em 2020. Sem dúvidas, vemos um reflexo da pandemia no mercado que deve se prolongar por um bom tempo. Ou seja, é um ótimo momento para investir em negócios EAD como cursos online e escolas que oferecem a modalidade.

2 – Loja virtual

O setor das lojas virtuais já crescia muito antes da pandemia, e acabou sendo impulsionada por ela. Logo no primeiro trimestre de 2021, a área bateu recorde de vendas. Foram nada menos que R$ 53,4 bilhões movimentados. Além disso, houve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020, segundo dados publicados no E-commerce Brasil.

A grande tendência são diferentes tipos de e-commerce em alta em 2022. As possibilidades são inúmeras e você pode atuar em diversas categorias.

2 – Dropshipping

O dropshipping estará entre as mais populares para quem empreenderá na internet em 2022. No dropshipping, o empreendedor não precisa lidar com custos de produção, estoque e com grande parte da logística. Nesta categoria, o empresário atua como um intermediário ou revendedor, ou seja, ele cria um e-commerce, divulga os produtos e atrai os clientes.

Então, a cada venda, o fornecedor envia a mercadoria ao consumidor e cobra uma comissão conforme a demanda. Esse modelo descomplicado, sem estoque e com uma enorme variedade de produtos à disposição deve se tornar ainda mais conhecido e crescer no próximo ano.

3 – Consultoria digital

Na medida que o mercado digital cresce, a demanda por serviços especializados na área também aumenta. Se tornar um consultor digital pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja empreender na área de serviços em 2022. Para o setor de consultoria digital é necessária muita expertise e as áreas mais populares são as de marketing digital e o e-commerce.

3 – Blog

Os blogs se encaixam na área do marketing digital, e se tornaram indispensáveis para ter uma presença digital sólida. Eles ajudam as empresas a se posicionarem nas buscas do Google e a serem encontradas e conquistarem um número maior de clientes. Além disso, as publicações ajudam a informar o público, qualificar os usuários para compras futuras, reforçar o valor da marca, aumentar a confiança e autoridade na área em que atua.

4 – Marketing de afiliados

No marketing de afiliados, as vendas e a publicidade online se misturam formando uma categoria própria de negócios. Nesse sentido, o empreendedor divulga os produtos de um terceiro em diferentes plataformas digitais. A cada venda no canal do afiliado, uma comissão é direcionada ao mesmo. Além das mercadorias “tradicionais”, é muito comum que o marketing de afiliados seja direcionado aos infoprodutos.

5 – Infoprodutos

Infoprodutos são produtos digitais e vão desde ebooks, infográficos, podcasts, softwares, webinars, templates, áreas de membros e muitos outros formatos. As tendências de conteúdo de blog, cursos online e até de aplicativos que citamos nesta lista também se enquadram na categoria de infoprodutos.

Além disso, a grande vantagem é a capacidade ilimitada de vendas e a eliminação de complicações logísticas, já que a entrega ocorre diretamente na internet. O potencial de lucros de infoprodutos é excelente porque os investimentos para criá-los tendem a ser baixos e o valor gerado ao cliente pode ser altíssimo.

Dessa forma, é possível informar, tirar dúvidas, consumir conteúdo exclusivo, agregar facilidades com ferramentas digitais e muito mais com infoprodutos. E aí, curtiu o conteúdo? Conta pra gente se você pretende empreender ainda este ano ou se já é um empreendedor digital! 


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