História da Netflix: a locadora que virou a líder dos streamings

Fonte de imagem

É impossível falar de Netflix e encontrar alguém que não conheça ou tenha o serviço de streaming contratado. Mas, você conhece a história da Netflix como tudo começou?

A gigante revolucionou o mercado do entretenimento no mundo inteiro com séries e filmes oferecendo a opção do assinante controlar como e quando consumir estes conteúdos.

Hoje você descobrirá como a história da Netflix começou e sua trajetória para alcançar o topo do sucesso. Continue a leitura e descubra!

Compre diversos produtos do pokémon diretamente na Amazon do Brasil clicando aqui.

História da Netflix: como uma locadora se tornou uma gigante dos streamings

A história da Netflix começa em 1997 por Marc Randolph, um especialista em publicidade e vendas juntamente com seu sócio  Reed Hastings, matemático e mestre em inteligência artificial.

Naquele ano, a criação da  empresa era apenas a locação de filmes, entretanto, no ano seguinte eles decidiram expandir o negócio e começar a entregar os filmes em DVDs diretamente no endereço dos clientes.

Assim, os clientes recebiam em casa os filmes contratados já com o prazo de entrega estabelecido. Logo depois, os filmes alugados eram retirados e, caso houvesse um novo pedido, os novos filmes já eram entregues ao cliente.

Todo esse processo era feito no site da empresa, e a cobrança era gerada por cada título alugado, ou seja, era uma locadora com um diferencial: a entrega e retirada era feita diretamente na casa do cliente.

Em 1999 parte do modelo de negócios que conhecemos hoje, o de assinar mensalmente pelo serviço, chegou na empresa e a tornou conhecida até hoje.

Dessa forma, a proposta era em pagar um valor fixo mensal e em troca poder assistir aos filmes que desejar, sem nenhum valor adicional.

Possibilidades de ser vendida

Em sua trajetória, a netflix quase foi vendida duas vezes, uma delas foi quando Jeff Bezos, CEO da Amazon, ofereceu US$ 12 milhões pela empresa, em 1998.

Esse valor foi recusado por Randolph e Hastings, e posteriormente a Amazon Prime Video se tornou uma das maiores concorrentes da empresa.

Todavia, outra oportunidade surgiu em 2000, mas dessa vez foi a própria Netflix que se ofereceu para outra gigante do setor: a Blockbuster.

Entretanto, a negociação não deu certo, pois, a Netflix na época não era tão rentável se comparada com os números atuais da empresa. No fim, no ano de 2020 a Blockbuster foi extinta. 

Então, em 2002, Randolph resolve sair da empresa, deixando as operações nas mãos de Hastings. Randolph já havia declarado preferir atuar apenas na fase onde a Netflix era só uma Startup. E assim foi.

Logo depois, após a saída de Randolph, Marc virou cofundador de uma empresa de tecnologia no ramo de dados, e atualmente trabalha com investimentos, além de desenvolver novos empreendedores.

O começo do modelo de streaming no mundo

O modelo de streaming, como conhecemos atualmente, surgiu em 2007, quando os DVDs já estavam perdendo espaço para novas tecnologias.

Nessa época, a empresa também realizou um concurso em busca de uma equipe que sugerisse o algoritmo mais eficaz para recomendar conteúdos aos assinantes.

Ou seja, se hoje você abre seu app de streaming preferido já com as sugestões de conteúdos que mais tem a ver com você, é graças a grande parte desse trabalho da época.

A chegada da Netflix no Brasil

A empresa chegou no Brasil em 2011, onde no momento, tinha contratos de licença de transmissão com diversas organizações, como, por exemplo, Disney, Sony Pictures Television, Paramount Pictures, Lionsgate, Miramax, MGM, Televisa, etc.

Pesquisas mostraram que a gigante atingiu mais de 193 milhões de assinantes no primeiro semestre de 2020 em todo o mundo. Somente na América Latina, são 36 milhões de usuários, onde mais de 16 milhões estão no Brasil.

Confira outros números da Netflix:

  • Em 2019, cada usuário da Netflix assistiu, em média, duas horas de conteúdo por dia, incluindo as contas que o mesmo usuário pode ter, como perfis compartilhados com familiares;
  • Os Estados Unidos, contam com 60 milhões de assinantes da Netflix, consolidando a maior economia do planeta como o principal consumidor da plataforma;
  • Em 2019, a empresa mais de US$ 20 bilhões de receita, no entanto, o primeiro semestre de 2020 já superou essa número, chegando a US$ 22 bilhões;
  • O resultado líquido da Netflix em 2019 foi de US$ 1,8 bilhão, e em 2020, durante a pandemia, o lucro cresceu ainda mais, chegando a US$ 2,6 bilhões no primeiro semestre do ano;
  • O valor de mercado da Netflix em outubro de 2020 é de cerca de US$ 239 bilhões de dólares;
  • A empresa está na posição de 23.ª maior empresa do mundo, à frente de gigantes como Coca-Cola, Disney, Nike e Toyota.

Gostou do conteúdo? Curte e compartilha! Deixe sua opinião também, é muito importante para nós!

Compre diversos produtos do pokémon diretamente na Amazon do Brasil clicando aqui.


Veja também:

As 5 melhores TV Box para comprar

Os 11 melhores Robô Aspirador de Sujeiras disponíveis no Brasil

Você sabe quais são os produtos Apple mais vendidos?

Veja também

+ There are no comments

Add yours