Você conhece a história do Big Brother e o livro que originou o reality?

Foto: Capa do livro “1984” / Divulgação

Você conhece a história do Big Brother e o livro que originou o reality?

A história do Big Brother, o reality show mais assistido do Brasil, conhecido popularmente como BBB, nasceu da origem de um livro, você sabia? Não? Então continue a leitura para saber mais sobre como tudo começou, e como foi que o reality chegou no Brasil se tornando um fenômeno em território nacional, confira!


Você está precisando de um notebook novo? veja diversas opções na Amazon do Brasil diretamente de nosso link clicando aqui e apoie nosso site.

História do Big Brother e o livro de George Orwell

O Reality BBB que confina pessoas desconhecidas dentro de uma casa onde disputam um prêmio milionário para quem fica até o final, foi inspirado no livro “1984”, de George Orwell. A princípio, a história contada no livro é a de pessoas desconhecidas convivendo umas com as outras, porém, em um cenário extremamente drástico. 

No livro “1984”, são usadas linguagens simples que cativam o leitor, abordando temas complexos de forma simples e clara de se entender. O livro, publicado em 1949, é um clássico da literatura no mundo todo, onde a história contada naquela época continua muito condizente com nossa realidade de mundo atual.

Em um lugar chamado Oceania, o leitor conhece um mundo onde um funcionário público chamado Winston começa a se questionar sobre a sociedade em que vive. Nesse sentido, Oceania, uma sociedade totalitária, é governada pelo “Grande Irmão” ou “Big Brother”, uma persona de bigodes materializada somente em câmeras que vigiam seus cidadãos 24 por dia, e mesmo dentro de suas casas.

Winston, personagem principal do livro, é destruir todas as evidências de erros em que o Big Brother, ou, ”Grande Irmão”, pudesse estar envolvido. Além disso, no livro é retratado uma espécie de Ministério da Verdade, onde Winston muda diariamente o ”passado” de Oceania, com propósito de que seus cidadãos esqueçam de detalhes ocorridos no passado.

Nesse sentido, as pessoas perdiam um pouco de sua identidade pessoal e virariam cidadãos não questionadores. Assim, Winston começa a se questionar e a perceber que algo não está certo, tornando o enredo do livro viciante.

História do Big Brother no Brasil

Foto: Logo oficial do Big Brother Brasil edição 1 / divulgação Globo

O primeiro Big Brother do mundo aconteceu em 1999, na Holanda, criado pelo executivo e milionário John de Mol. A história do Big Brother brasileiro começa em 2002, logo depois o sucesso da Casa dos Artistas, exibida pelo SBT entre 2001 e 2004.

A emissora Globo, observou o tamanho do sucesso que o reality teve no SBT, e decidiu comprar os direitos autorais do Big brother juntamente a Endemol, na intenção de frear o sucesso da concorrente.

Sobretudo, antes de a compra ser feita pela Globo, a Endemol tinha a intenção de exibir o programa na emissora de Silvio Santos, porém, o canal decidiu realizar seu próprio reality show.

E, logo após a compra do BBB, pela Globo, a emissora entrou com processo judicial para proibir a exibição do reality Casa dos Artistas, que teve causa perdida. O canal de Silvio santos continuou exibindo o reality, que era líder de audiência na época, chegando até 20 pontos no ibope contra sua concorrente.

Nesse sentido, o SBT parou de exibir o reality em 2004, após várias ameaças de processo e acusações de plágio, onde em 2015, o Superior Tribunal de Justiça de Amsterdã considerou plágio do BBB pela emissora.

Primeiro Big Brother do Brasil

O primeiro Big Brother Brasil, teve estreia em 29 de janeiro de 2002, exibida até 2 de abril de 2002, apresentado por Pedro Bial e Marisa Orth. Na primeira edição ainda não existia o temido ”paredão”, onde os participantes emparedados sofrem uma votação onde o público do programa juntamente ao líder, decidem quem vai sair do reality.

A novidade do primeiro reality, ficou marcada por ter muitas informações confidenciais divulgadas pelos participantes que ainda não tinham noção do que podia ou não ser dito na casa. Confira alguns casos curiosos e polêmicos da primeira edição do BBB:

  • A atriz Marisa Orth juntamente ao apresentador Pedro Bial, na época, cometeu algumas gafes e inúmeros deslizes, que a fez ser demitida do programa antes mesmo do fim do reality.
  • Antes de marisa Orth ser eliminada do programa, a emissora apostou em uma psicóloga que em toda sexta-feira conversava com os participantes, entretanto, a temporada durou apenas 64 dias.
  • O primeiro líder da edição de estreia, foi o cabeleireiro franco-angolano Serginho, se envolveu no primeiro casa de polícia do reality, porque estava em situação ilegal no Brasil.
  • A primeira edição contou também por ter um pet na casa, uma cachorrinha chamada Mole, que convivia com os participantes. Por ter se apegado ao participante Caetano, o primeiro eliminado, a cadelinha ficou bem triste e desorientada com sua saída, sendo tirada do programa devido à repercussão negativa na imprensa.

Participantes da primeira edição do BBB:

Foto: Participantes do BBB1 – Divulgação Gshow
  • Kleber de Paula Pedra (Bambam)
  • Vanessa Melanie Pascale Ekypenyong Walborn
  • André Batista de Carvalho
  • Antônio Sérgio Tavares Campo 
  • Alessandra Begliomini
  • Estela Padilha 
  • Adriano Luiz Ramos de Castro 
  • Helena Louro
  • Cristiana Carvalho Mota Machado
  • Bruno Saladini Trautvetter 
  • Cristiane Souza Dantas (Xaiane) 
  • Caetano Zonaro

Clique aqui para comprar o livro “1984 diretamente na AMAZON pelo nosso link e ajude a manter o site Playzão.


Quais foram as séries e filmes mais assistidos em 2021?

João Rock 2022: expectativas do maior festival de rock nacional do país

Rock in Rio 2022: o que se espera do festival deste ano

Cupons de Desconto de Aplicativos e Serviços

Veja também

+ There are no comments

Add yours